sábado, 24 de abril de 2010

Atividades para o Dia do Trabalhador

1º de Maio - Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é a data para se comemorar o dia do trabalho?? Nessa data em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a política. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Em 20 de junho de 1889, em Paris , a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações coo data máxima dos trabalhadores organizados para assim lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada do trabalho de 8 horas e proclamou do dia 1º de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidade em 1924 no governo de Artur Bernardes. Atualmente, inúmeros países adotam esta data, sendo considerado feriado em muitos deles.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Música também é cultura (Aquarela-Toquinho)

Música também é cultura, e infelizmente, as músicas que nossas crianças estão ouvindo hoje em dia não tem qualidade alguma, e muitos pais também não tem consciência de que as músicas que hoje fazem a cabeça da criançada não tem conteúdo.

É necessário resgatar a cultura musical infantil do nosso pais.

Como eu amo essa música, resolvi ilustrar o post com ela - Aquarela (Toquinho).

Casinha de material reciclado - caixas de leite e cartelas de ovos

Vi esse trabalho no blog http://www.gimenes-gentequeduca.blogspot.com e não resisti, (trouxe o slide pra postar aqui no blog) fiquei apaixonada, achei muito critativo,(os trabalhos da Claudinéia são todos maravilhosos). Fico imaginando o quanto as crianças devem ter adorado montar essa casinha. Em escolas que costumam apresentar feirinhas de ciências, acho que pode ser uma boa dica. A casinha é toda feita de material reciclado, as paredes de caixinhas de leite longa vida e o telhado de cartelas para ovos

domingo, 18 de abril de 2010

Vídeo - Imagine (John Lennon)

Assisti este vídeo nessa semana que passou, em uma aula da faculdade (Prof. Ricardo Leite que eu adoro!!), e foi muito emocionante.

Inclusive, uma amiga e colega de faculdade disse que esse vídeo criou esperanças de novamente poder ajudar os alunos dela, pois em sua sala tem alunos de inclusão, e ela não estava conseguindo lidar com todos.

E quero deixar aqui também, meu apreço sobre um blog que me visitou e hoje retribui a visita e fiquei encantada com o conteúdo deles.

É o blog http://www.ossaltitoes.blogspot.com/, totalmente voltado para a Lingua Gestual. Visitem, vale muito !!!

sábado, 17 de abril de 2010

Medidas educativas geram polêmica

Durante a semana, enquanto assistia a telejornais, vi uma repostagem que falava sobre uma medida educativa que as escolas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, estavam tomando.
Como não consegui assisti a reportagem toda, resolvi procurar na net, e foi com espanto que li que a medida, ou medidas educativas aplicadas nos jovens daquela cidade estavam gerando polêmica sim, mas apenas entre eles mesmos.
Vou postar a reportagem, assim poderão tirar suas próprias conclusões.
Eu particularmente gostei das medidas que estão sendo tomadas por lá, afinal, enquanto nossos jovens se sentirem impunes por tudo que fizerem, vão continuar na mesma linha, sem limites, sem conseguir viver em sociedade, já que para viver em sociedade é preciso cumprir e aceitar as regras impostas.
*****************************************
*****************************
Reportagem:: Escolas reduzem violência com medida polêmica em MS - Alunos indisciplinados lavam louça e banheiros. Atividades foram introduzidas em 52 instituições.
As escolas de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, conseguiram reduzir em 60% a violência, em apenas um ano, com aplicação de medidas consideradas polêmicas pelos alunos, mas aprovadas pelos pais.
Para punir os estudantes indisciplinados, escolas das redes públicas e particular fazem os alunos lavar banheiros, pratos e talheres, distribuir merenda e limpar o local onde estudam.
As atividades foram introduziadas em 52 estabelecimentos do ensino fundamental, que reúnem um total de 8 mil dirigentes e professores. As práticas, que entraram em vigor em maio do ano passado, são apontadas como responsáveis pela redução da violência escolar.
O autor desse método é o promotor da Infância e Adolescência, Sérgio Fernando Harfouche. O método pune os indisciplinados com tarefas obrigatórias dentro da escola.
O promotor reconhece que a medida não é simpática, mas afirma que ela tem dado "ótimos resultados". "Crianças não são bandidos, são indisciplinadas."
Os principais problemas registrados com crianças e adolescentes de 11 a 14 anos são desacato e agressão ao professor, ameaças e brigas, até mesmo já foram registradas tentativa de homicídio.
(ler reportagem toda www.g1.globo.com)

Chegada dos portugueses em 1500.

No ano de 1500, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras, 13 caravelas comandadas pelo fidalgo português Pedro Álvares Cabral avistaram terra na região do Monte Pascoal. Na verdade, os portugueses acreditavam que tudo era apenas um grande monte, até que Cabral suspeitou que existia uma faixa de terra também, chamando o local de Ilha de Vera Cruz. Após outras expedições portuguesas na região, foi descoberto que não se tratava de uma ilha, mas sim de uma enorme área continental, fazendo com que novamente o nome fosse alterado para Terra de Santa Cruz. Após a descoberta do pau-brasil, em 1511, a região ficou conhecida pelo nome que possui atualmente: Brasil.
***********************************
******************************
Muitos críticos salientam (e eu concordo!!!) que o emprego do termo "descobrimento" é baseado em uma visão eurocêntrica, uma vez que já existiam muitos povos indígenas habitando o Brasil. Para evitarem guerras e disputas territoriais, a fim de melhor poderem explorar as novas terras, Portugal e Espanha elaboram o Tratado de Tordesilhas, em 1949. O tratado estabelecia que Portugal ficaria com as terras a leste da linha imaginária (200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde) e a Espanha, com terras a oeste desta linha.
No Brasil, os portugueses passaram a explorar unicamente o pau-brasil, uma árvore possuidora de uma madeira de tom avermelhado muito comercializada no velho continente. Para a explorarção do pau-brasil, os portugueses usavam o trabalho indígena por meio da política do escambo: os colonizadores davam insignificantes presentes (espelhos, apitos, etc.) em troca do trabalho indígena.

22 de Abril - Descobrimento do Brasil

21 de Abril - Dia de Tiradentes

Quando encontrei esse desenho para colorir nas páginas da web, não acreditei, é o mesmo que já colori quando era criança na escola, e parece que é o único, rsrsr.

Tiradentes - sua história

Tiradentes
Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a "Derrama", obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.
Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta.
Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos. Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.
No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado, e sua cabeça exposta ao público para servir de lição aos outros que ousassem pensar em algo tão odioso.
Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da independência do Brasil, e mais de 150 anos depois foi decretado como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiradentes.

Postei aqui um vídeo que tem um boa aula (embora achei que o rapaz fala muito rápido), explicando sobre a inconfidência e a morte de Tiradentes.

Eu particularmente adoro vídeos explicativos, acredito que as crianças além de prestar mais atenção, conseguem assimilar melhor a matéria, pois além de ser oral, também é visual.

Fonte:www.colegioweb.com.br

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Poesia do índio

"Vida de Índio"
Na tribo ele vivia
Comendo raiz,
Caçando e pescando
Coletanto feliz.
A oca é morada,
Cacique é guerreiro,
Na taba onde ele mora
Pajé é o feiticeiro.
Suas armas são arco e flecha
O tacape também é usado
Mas o índio é pacífico,
Só revida quando é atacado.
O deus é Tupã,
A lua é Jaci,
A língua que ele fala
É o Tupi-guarani.

Atividades para o dia do índio - para colorir

19 de abril - dia do índio

Porque foi escolhido o dia 19 de abril para comemorar o dia do índio??
Esta data foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
Esta data foi escolhida, por que em 1940, foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
Este evento contou com diversas autoridades governamentais dos países americanos, e vários lideres indígenas deste continente foram convidados, porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento por estarem preocupados e temerosos, pois estavam sendo perseguidos há um século, sendo agredidos e dizimados pelos homens brancos.
Mas, após algumas reuniões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
************************
******************************
Além claro da importância em saber como foi instituida esta data (que eu particularmente não me lembro de ter aprendido na escola), penso que além de pintarmos nossas crianças e colocar um cocar feito de cartolinas e penas em suas cabecinhas, devemos como educadores ensinar mais que sobre suas comidas, sua moradia, e alguns de seus costumes.
Devemos ensinar as nossas crianças a terem respeito por um povo que sofreu e sofre ainda hoje.
Que viu seu povo ser dizimado, suas terras serem tomadas.
Ensinar que os índios eram os donos dessas terras, que o homem branco tomou como sua propriedade exclusiva.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dia do livro infantil - atividades para colorir

Dia Nacional da Literatura Infantil - 18 de Abril.

"Um país se faz com homens e com livros."
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril em 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso. Depois criou a história "A menina do Nariz Arrebitado", que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sitio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e sus famosos bolinhos de chuva; Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho; Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários "causos" às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos. Na verdade, mostrou para as crianças como é possivel aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro "Emilia no País da Gramática", em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda "Aritmética da Emília", em 1935. Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Video - Hino Naclonal Brasileiro

13 de Abril - criação do Hino Nacional Brasileiro

Hoje comemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasieliro. Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de "Marcha Triunfa".
Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando sua independência diante desse país.
Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e temeroso às pressões da corte portuguesa.
Em meio a esses problemas, as tentativas de compor uma letra para o hino não caiam bem, pois vinhas cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses ou com excesso de lisonjeiros ao soberano rei de Portugal.
A escolha da data foi em razão de uma mainifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para Portugal, no dia 13 de abril de 1831.
Dentre tantas tentativas, somente em 1909 que a linda composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1920-1927), sendo muito elogiada pelas referências que fazia às belezas de nosso país.
Em 1922 a oficialização do hino, por Deodoro da Fonseca, foi para a letra de Francisco Manoel da Silva.
A letra atual só foi oficializada em primeiro de setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoas, através da Lei 5.700, sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.
O hino nacional é um instrumento de homenagem à nação, deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas, patrióticas, escolares, esportivas internacionais, onde a população deve comtemplá-lo cantando em uma só voz.
Por Jussara de Barros, graduada em Pedagogia - equipe Brasil Escola.