sábado, 17 de abril de 2010

Tiradentes - sua história

Tiradentes
Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a "Derrama", obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.
Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta.
Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos. Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.
No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado, e sua cabeça exposta ao público para servir de lição aos outros que ousassem pensar em algo tão odioso.
Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da independência do Brasil, e mais de 150 anos depois foi decretado como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiradentes.

video

Postei aqui um vídeo que tem um boa aula (embora achei que o rapaz fala muito rápido), explicando sobre a inconfidência e a morte de Tiradentes.

Eu particularmente adoro vídeos explicativos, acredito que as crianças além de prestar mais atenção, conseguem assimilar melhor a matéria, pois além de ser oral, também é visual.

Fonte:www.colegioweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário